Projeto

Programa de Monitorização de Pescas


É um programa que estuda as pescas com o objetivo principal de recolher e disponibilizar material de trabalho para a gestão dos recursos marinhos de maior interesse comercial na região.

Temos como entidades responsáveis por este projeto o Departamento de Oceanografia e Pescas, em parceria com o Programa Nacional de Recolha de Dados de Pesca, sendo a investigadora responsável  a Dr.ª Dália Reis.

Os programas de gestão, tendo em vista o desenvolvimento ou a utilização dos recursos marinhos, devem basear-se em informação adequada sobre a sua biologia e o seu estado de exploração. O DOP é responsável por fornecer esta informação aos gestores da pesca (organizações governamentais), de forma a que sejam definidas estratégias regulamentares para as operações da indústria pesqueira.

O conhecimento da quantidade total de peixe removido do stock é importante, para se poder estudar o impacto da pesca no mesmo. É necessário conhecer o esforço de pesca exercido, uma vez que a captura por unidade de esforço (ou rendimento) é geralmente utilizada como índice de abundância de uma determinada espécie.

A recolha de informações biológicas e estatísticas decorre nos principais portos de pesca da região dos Açores – aqueles que registam maior volume de pescado desembarcado. Este trabalho é desenvolvido por vários técnicos, que realizam inquéritos aos pescadores, sendo toda a informação regularmente enviada para o DOP, onde se procede à sua informatização e análise.



As imagens da lota do Faial não foram tiradas no decorrer do estudo do projeto, devido à inexistência  da sua visita.


Sem comentários:

Enviar um comentário